Livro: Alice no Espelho
Autora: Laura Bergallo
Editora: Edições SM
Páginas: 176
Tempo de leitura: 5 dias


Sinopse: Alice tem saudade das noites em que o pai contava as aventuras de outra Alice, que tinha descoberto um caminho para o pais das maravilhas. Mas, depois que o pai foi embora, a vida da Alice real ficou um tanto difícil: a mãe, sempre preocupada com a aparência, nem olhava para ela. Assim, Alice foi sumindo de verdade: parou de comer. Disseram que ela estava com anorexia. Que nada, as pessoas é que não viam que ela estava mesmo gorda! Até que Alice vai parar do outro lado do espelho.
 
Alice no Espelho conta a história de uma Alice moderna, deixada pelo pai aos 8 anos, ela cresceu vendo sua mãe reclamar que estava gorda demais desde do abandono do pai (e cheia de neuras, se achando como ela mesma fala uma "pipa"). O pai de Alice costumava ler toda noite para ela Alice no País das Maravilhas, isso faz com que ela consiga associar partes do seu dia-a-dia com as falas do livro, e percebemos que esse livro é uma grande influência para Alice e a faz lembrar muito do pai.  Aos 15 anos, Alice sofre de anorexia e bulimia, mas como todo mundo que sofre dessa "doença" reage, Alice nega até o último fio de cabelo. Preocupadas com ela a mãe e a avó fazem de tudo para que ela se alimente bem e tenha um vida saudável, sem essa besteira de querer emagrecer muito. Cansada dessa pressão, Alice se torna compulsiva por comida e ver nela uma saída de escape, certo dia ela se descontrola e acaba comendo um pote inteiro de sorvete (!) e claro depois vomita tudo como de costume, mas algo da errado dessa vez e ela acaba desmaiando e entrando em um coma particular. Ao acordar no chão do seu quarto ela percebe que algo esta errado. 

Alice agora está no espelho (aquele que ela se olhava todo dia e via uma garota gorda), ai a história fica ainda louca essa história, lá ela conhece Ecila. A garota gorda do espelho, e nessa loucura Alice descobre que a vida no espelho não é como ela esta acostumada. No espelho existe uma "transformação" , onde as pessoas ficam lindas e magras e aqueles que não aguentam a transformações são exilados (bem vida rela não? Pense, quando a sociedade impõe um certo tipo de padrão, as pessoas que não os segue é excluída, ou, mal vista pela sociedade certo? Pense de novo). É lá onde o pai de Ecila está, e é lá onde ela quer morar, mas claro a mãe e os tios não aceitam. A partir dessa decisão Alice e Ecila entram em algumas confusões e no fim... Bom, ai vocês vão ter que ler pra saber -sem spoiler galera-


O que eu mais gostei do livro, a autora consegui retratar um tema polêmico como a anorexia e a bulimia de um jeito mais informal, sem muita pressão. É um assunto delicado, mas com o apoio da família e das pessoas que nos ama tudo fica um passo mais fácil. Alice no País das Maravilhas sempre me ensinou a ser persistente, lutar e defender aquilo que eu acredito e amo, com Alice no Espelho não foi diferente, devemos aceitar quem somos, pelo que somos. Gostei bastante da leitura, fácil e gostosa pra ler, do jeito que eu gosto.

Este livro é de uma das parceiras do blog minha querida amiga Laura Bergallo, que me deu confiança e grande prazer ao aceitar o convite da parceria, pra quem quiser saber mais sobre ela e outros livros vou deixar aqui em baixo o site oficial dela e algumas redes sociais. E gente, eu recomendo muito essa leitura vocês vão amar e se identificar com algumas neuras da Alice.


"O espelho (grande e emoldurado, pregado na parede em frente à cama) não parece concordar, mas geralmente (como sabemos) espelhos não têm direito a opinião propria. A imagem que ele reflete é de uma garota magricela, quase sem bunda, os peitos pequenininhos e os cabelos compridos e lisos."

2 Comentários

  1. Adorei a resenha♥
    Conheço duas obras da Laura e ela é uma escritora incrível! Sempre com temas importantes e necessários ^^

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Thaw, ela tem um jeito simples de tratar assuntos mega importantes. Só conheço essa obra até agora, espero ler mais. Beijão :)

      Excluir