Livro: O Menino que Pedalava
Autora: Cassia Cassitas
Editora: Allacriativa
Páginas: 246
Tempo de leitura: 2 semanas
Nota: 10

SINOPSE: Quando chegaram à guarita do condomínio, André voltou-se para sua mãe e a viu cumprimentando o vigia. Paciência, determinação e respeito. Era isso que estavam ensinando àquele garoto malcheiroso, revoltado e às vezes insuportável. "Se quisesse ser um grande ciclista,precisava aprender a lição." André pensou. Elizabeth estacionou o carro e acionou o controle remoto para fechar o portão da garagem. Apesar de tudo, naquele dia não houve quedas nem atropelamentos. Os tinguis estavam em casa e os patos podiam voltar para o lago.
 
Nem consigo falar o quanto esse livro me surpreendeu, as lições que eu aprendi, e as emoções que eu senti. O menino que Pedalava é um história que mistura fatos reais e fictícios, é diferente de qualquer outra que eu já li: estou falando de superação! A leitura acabou mas André seguirá comigo.

No meio dos preparativos para as Olimpíadas de Verão em 1983 conhecemos Elizabeth e Mário, um jovem casal que vive diversos momentos agitados e repletos de viagens: Seul 1984, Barcelona 1988, África do Sul 1991. E é nessa última aventura que Elizabeth fica grávida de André. Com o nascimento de André eles se mudam para o Brasil vão morar em Curitiba e ai começamos a acompanhar todas as aventuras de André. André descobre uma paixão ainda criança: a bicicleta! E desde pequeno sempre faz o melhor pra superar seus obstáculos, e vê no ciclismo uma oportunidade unica para superação. Em Curitiba, sua infância passa como um raio e suas aventuras são sempre ao lado da sua amiga Estela, mas com a adolescência chegando, André e Estela se afastam. 


Com o tempo André ingressa na equipe curitibana de ciclismo, lá ele aprende ainda mais sobre lutar e conquistar seu espaço, com um sonho de participar dos Jogos Olímpicos do RIO 2016. Assim ele conhece Mainara, e de cara eles ficam amigos, juntos vão participar de muitos circuitos e um sempre apoia o outro, vemos uma faísca de amor nascer apesar do livro não ser do gênero romance. Cassia envolve a trama com personagens tão bem criados e nunca perde o foco da escrita, nos leva a tantos lugares no mundo com um simples passar de folhas, todos os acontecimentos são explicados e nada passa despercebido pelo olhar do leitor. A história é surpreendente e cheia de surpresas e superação, isso, uma palavra que representa esse livro é SUPERAÇÃO! André nos ensina a nunca desistir dos nossos sonhos e sempre persistir mesmo quando até nós duvidamos do nosso potencial, acredite e lute que você chega lá! Obrigada André!


Aqui está um pedaço do texto que eu enviei pra minha amiga e parceira Cassia Cassitas: 

"Mulher do céu! Eu nem sei como começar a falar do livro, sério! Poderia relatar aqui as várias coisas que André me ensinou, quantas vezes eu me identifiquei com ele, quantas vezes eu quis desistir e mesmo com tantas dores eu segui em frente! André me pegou de surpresa e eu amei, o que dizer de descobrir que ele é um paratleta no meio, quase final do livro? Gente, isso não se faz, tinha horas que eu esquecia disso (nem importa muito esse fato né? Como o narrador disse: "Não há ciclistas ou paraciclistas, há pessoas se tornando atletas, seres humanos mais confiantes e menos ansiosos."), eu fui me apaixonando pelo caráter e pela personalidade de André, pela sua curiosidade em descobrir coisas novas e sempre superar os obstáculos que a vida insiste em pregar!"

Quem quiser saber mais sobres os livros e  autora só ir no Site dela. Espero que vocês tenham gostado, e se tiverem a oportunidade de ler me falem o que acharam, beijos :*

Deixe um comentário