Oie gente, faz tempo que eu não trago novidades, pois é, essa vida está muito corrida e está bem difícil administrar faculdade, vida social e blog, mas devagar a gente chega lá, não é mesmo? Hoje eu venho falar sobre um projeto muito legal aqui de Aracaju.

Criada pela Dra. Ivna Ariane, a Biblioteca Livre começou quando ela percebeu que havia livros demais em sua estante e mesmo sendo uma leitora ativa, decidiu dividir com outras pessoas o prazer da leitura. "Comecei a perceber que cada vez eu tinha menos espaço para organizar novos livros. Outra questão, sempre presente, era uma forte inquietação diante do desperdício de ler algo e deixar aquele material incrível ali, parado, sem dar a possibilidade de outras pessoas lerem. Dificilmente, lemos um livro mais de uma vez, exceto os técnicos. Por mais que emprestasse a pessoas próximas, eles voltavam e ficavam na estante, inertes, envelhecendo" (via Vip).



O projeto começou a se desenvolver em 2016 onde a Ivna separou alguns livros e deixou na sala de espera do seu consultório com um bilhetinho: *Você pode pegar qualquer livro e levar pra casa, e se quiser ajudar traga outro livro para que outras pessoas também tenham a possibilidade de levar um livro novo para casa* para que os pacientes que chegassem pudem ver. Você pode levar qualquer gênero e autor (menos livros didáticos: como livros de escola ou da faculdade) e pode trocar pela quantidade de livros que você levou, ou se quiser doar os livros. Genial essa ideia não é?

Eu tive o maior prazer de conhecê-la e preciso contar que ela é uma amor de pessoa e sua ideia é inspiradora, e claro tive a oportunidade de perguntá-la como psicologa, se ela acha que a leitura acaba ajudando as pessoas a passar pelas dificuldades e a resposta dela foi essa: "Como psicóloga vejo a extrema e significativa diferença entre pacientes leitores e não leitores. Os leitores compreendem melhor o que é proposto na terapia, tem mais criatividade, espontaneidade. Diante destes e de outros benefícios da leitura, o processo de ressignificação de suas vidas tem resultados incríveis", relatou.

Os interessados no projeto, devem ir ao Centro Médico Jardins - Aracaju, sala 1106 e levar um ou mais livros e escolher outro (s) pelos qual (is) tenha interesse em ler. O Centro Médico Jardins está localizado na Avenida Ministro Geraldo Barreto Sobral, 2131, bairro Jardins, prédio vizinho ao Hospital Primavera. Para palestras, eventos e parcerias entrar em contato pelo instagram: @aracajubibliotecalivre, pelo telefone (79) 99956-6754 ou pelo email ivnariane@hotmail.com.

E é isso gente, fiquei muito feliz de poder conhecer esse projeto que já conheço e considero pakas e desejo a minha querida amiga Ivna muito sucesso e que ela possa trazer ainda mais paixão e alegria pela leitura aos seus pacientes e às pessoas que conhecem seu trabalho. Espero que vocês tenham gostado tanto quanto eu, e qualquer dúvida ou conselhos, deixem aqui nos comentários ou falem diretamente com a Ivna pelos contatos ali em cima, deixo aqui pra finalizar os livros que eu troquei e que alguns eu já desejava a um bom tempo 🙌😊


Deixe um comentário